Escola amiga do LIVRO DIDÁTICO: Ações NTE/TL e Escolas na região Costa Leste do Estado.

Categoria: Desenvolvimento de experimentos pedagógicos para o laboratório de robótica educacional | Publicado: segunda-feira, maio 9, 2016 as 10:55 | Voltar

“Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o be-a-bá. Só peço, à você um favor, se puder não me esqueça num canto qualquer”.
Toquinho

A epígrafe acima serviu de lema para o pontapé inicial do Projeto “Preservação, Conservação e Devolução do Livro Didático (LD) nas Escolas da Rede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul” proposto pela SED/COTED e abraçado pelo NTE/TL (Direção, Professora Neuraci V. Reginaldo, responsável pelas ações do Livro Didático e demais multiplicadores).

As ações foram realizadas por meio de visita presencial a todas as escolas da jurisdição, reunião com direção e coordenação, webconferência, criação de grupo no Whatsap. Nesses encontros e reunião foi enfatizado a importância do  Projeto “Preservação, Conservação e Devolução do Livro Didático (LD) nas Escolas da Rede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul” proposto pela SED/COTED/NTE e adesão das escolas e a importância da liderança a ser exercida pelo coordenador de cada escola escolhido para ser responsável pelas ações.

Após a divulgação foi encaminhado o Projeto para que as escolas fizessem a leitura coletiva e acréscimos de ações tornando-se assim coautora do projeto. Na sequencia foi solicitação um cronograma de ações, a Assinatura do termo de adesão intitulado “Escola Amiga do Livro Didático” e informação da data de início das ações em sala de aula por professores com alunos.

Contamos com a adesão de todas as nossas escolas. Os  Coordenadores, responsáveis pelas ações na escola , estão motivados e já realizando diversas ações de mobilização, motivação e comprometimento com as ações.

Enfatizamos a importância de um trabalho conjunto envolvendo direção, coordenação, Responsável pelo LD e em especial, o  professor uma vez que o Livro Didático alcança seu finalidade quando estabelece uma forte parceria com o professor.  Professores e Livro Didático podem transformar em realidade os ideais da Educação e assim contribuir para a melhoria dos índices de aprendizagem dos alunos.

Salientamos ainda que o LD  constitui instrumento de acesso à cultura e, em muitos lares brasileiros, é o primeiro livro porém, abre caminhos para o hábito da leitura e o aprendizado.

 

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

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